Catando Inquietudes...

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Abraçando americanos.....



Eu achei que tinha me acostumado com a frieza do povo americano, mas meu jeito brasileiro sempre me faz achar que as pessoas são "calorosas" no matter where they are. E tendo em mente a obrigatoriedade de lembrar como agir com eles foi que, por algumas vezes, me vi em situações onde o choque cultural foi... Digamos, peculiar.

Por exemplo, semana passada fui convidada para ir à casa de uma amiga, pois ela tinha acabado de se mudar e queria que eu conhecesse seu apartamento. Eu estava na fármacia,na fila para a vacina contra gripe quando recebi o convite (ocasião super apropriada, não? hehe).

Tomei a bendita vacina (da qual confesso que estava com medo, mas que no fim nem senti a picada..... Uiiii!!! hehehe), tomei um banho voando e fui pra casa dela. Chegando lá, ela sugeriu que entrássemos pelo quintal - o ape dela é no térreo e a porta de vidro da sala dá para o jardim.

Quando cheguei perto do apartamento, notei a presença de homens - sim, "notei" porque eu estava sem óculos, rs, então levou um certo tempinho até definir direito o que eu estava vendo rs - e aí me veio a dúvida: "Como eu cumprimento eles? Com aperto de mão, abraço, beijo no rosto?" Na verdade, esqueci todas as possibilidades aceitáveis por eles, quer dizer, "A" possibilidade: aperto de mão.

Acho que eles notaram, pelo menos o namorado dela notou, pois logo se aproximou e se apresentou e fez menção que eu me aproximasse deles.

"O que eu faço? Aperto de mão?", perguntei pra minha amiga, com uma cara de mais perdida impossivel.

Os meninos também ficaram sem entender a minha atitude, então ela explicou para o namorado o que estava acontecendo. Falou que eu não sabia se podia dar um beijo ou não.

Para a minha surpresa ele soltou um "Sure! We do like kisses! So, come over and give me a kiss and hug!"

WOW! Não esperava por aquilo. Cumprimentei-o como cumprimento os brasileiros: da forma mais calorosa que nos é peculiar. Cumprimentei os demais do mesmo jeito, mesmo sentindo que eles não estavam tão confortáveis com a situação como o namorado dela.


By the way, na hora que fui me despedir, ele me surpreendeu mais uma vez. Pediu que eu fosse dar um abraço nele. Americano pedindo abraço?? Weeeeiiird!!!!

Por falar em weird, essa semana aconteceu algo bem semelhante. Foi um tanto estranho, mas bem cute tambem! Ontem tive que fazer um speech (discurso) sobre dreams, hopes, e coisas assim. No meio do meu speech, me emocionei um pouco demais e acabei chorando - SIM! EU CHOREI NA FRENTE DA SALA INTEIRA!!! E mais, fiz eles chorarem também! kkkkk Agora eu dou risada, mas na hora não foi nada fácil.

Enfim, durante o intervalo, uma das alunas, Taenisha, veio até mim e disse, "Quero te dar um abraço!!" Quê? Americana pedindo abraco??? A mesma que me falou que eu nao deveria chegar fazendo isso com as pessoas porque elas nao entenderiam muito bem?

Maaaaaaaaaaaaaas, tudo bem! Brasileiro que eh brasileiro nao nega abraco! Entao, claro que fui la abraca-la! And you know what??? I really liked it!!!

Eh.... de abraco em abraco a gente chega la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário