Incrível como milhares de pessoas se submetem a subempregos só para encher a boca e dizer: "Eu vivo nos Estados Unidos" ou "Eu vivo na Europa"... É dificil encarar a realidade. Acho que na maioria das vezes a gente fecha os olhos e ignora o que está acontecendo só para não dar o braço a torcer. Eu fiz isso. Tá, confessei. Pronto. Sem querer ser mais do que ninguém, quando na minha vida pensei que fosse ter que limpar chão da casa de outra pessoa, lavar roupa, limpar bunda de crianças (que não fossem as minhas)?? Que fique bem claro que nao estou desmerecendo quem faz isso, mas nao posso ser hipocrita ao ponto de falar que foi isso que minha mae sonhou pra mim, porque eu sei que nao foi. Alias, nem tao pouco eh o que eu sonhei e sonho para mim.
Nunca tive a obrigacao de limpar a casa, lavar a roupa nem nada do tipo. Nem as minhas nem a de ninguem. Quer dizer, nao tive enquanto estive no Brasil. Ja naquele tempo em que bati o pe e disse que ia pros Estados Unidos.... Bom.... Ai a coisa muda de figuram. La a gente nao tem muita opcao de escolha... La a gente faz de tudo...
Mas, agora estou eu aqui de volta ao Brasil. Formada. Desempregada. Manda curriculo pra ca, manda pra la. E ate agora nada. Penso eu: 'ah, vamos abrir mais o campo de opcao', ja que, segundo as palavras da minha mae, eu nao preciso de um emprego pra me sustentar, muito menos para sobreviver. Eh so pra poder ter dinheiro pra viajar, comprar o que eu quiser e coisa e tal, uma vez que nao tenho a necessidade de sair da casa dela enquanto eu nao casar.
La fui eu olhar todas e quaisquer oportunidades. Secretaria? Recepcionista? Nesse momento me peguei no flagra! Como eh que nos Estados Unidos eu aceitava limpar casa e bunda de crianca sendo que aqui me sinto mal so em pensar em mandar meu curriculo para a vaga de recepcionista, porque nao quero ter que responder: "Sim, sou recepcionista." (nada contra quem eh -- mais uma vez).
Ai que vida dificil.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário